vista aerea 72p com banner3

 

Serviços prestados
Lar residencial
Centro de actividades ocupacionais

Capacidade
n.d.

Caracterização
A Casa de Trabalho de Fontarcada iniciou actividade assistencial na freguesia de Fontarcada do concelho de Póvoa de Lanhoso, decorria o ano de 1939, impulsionada pelo acolhimento de uma menina órfã em casa de D. Conceição de Jesus Almeida.
A responsabilidade da fundação do estabelecimento caberia ao reverendo Pe. David Rodrigues de Novais (1906-1978)padre david novais 01, pároco em Fontarcada e futuro presidente da Direcção da Cruzada do Bem, começando por se designar «Obra do Resgate de Menores Extraviadas de Fontarcada» enquanto casa de acolhimento de meninas órfãs e abandonadas ou impossibilitadas de completarem a educação na família de origem.
O estabelecimento concedia preparação para a vida doméstica em instrução e trabalho de tear, tendo integrado a Cruzada do Bem em Outubro (16) de 1947, vindo a adoptar a designação actual de «Casa de Trabalho de Fontarcada» em 1949 (30/08), considerado nome mais concordante com serviços de características semelhantes. A colaboração assídua e generosa de D. Conceição de Jesus Almeida com a Cruzada do Bem, no ano de 1951, materializou-se na doação da sua propriedade no lugar do Mosteiro onde este estabelecimento ficou definitivamente instalado.
Desde 1989 a casa de Fontarcada é orientada pelo reverendo Pe. Manuel Magalhães dos Santos, incrementando o alargamento dos serviços de solidariedade social com a criação do Centro de Actividades Ocupacionais, inaugurado em Junho (26) de 1996, e em Maio (25) de 2000, com a inauguração do Lar Residencial para deficientes profundos do sexo masculino, ante a realização da visita oficial de Sua Excelência o Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.
A Casa de Trabalho de Fontarcada leva 75 anos (1939-2014) de existência a cumprir um modelar serviço de acolhimento e assistência na região em substituição das famílias dos menos afortunados, nas valências de Lares Residenciais de idosos (feminino) e deficientes profundos (masculino e feminino), e Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), tendo sido distinguida no ano de 1999 com a Medalha de Honra do Município (Grau Ouro) de Póvoa de Lanhoso pela ‘manifesta relevância de serviços prestados à comunidade’.

 

Remodelação e ampliação do Lar Residencial Feminino (2023/24)

Ficha do projeto (clicar aqui)

Objetivos, atividades e resultados esperados:
a) Alterar e ampliar o Lar Residencial Feminino, de forma a colmatar as lacunas existentes de
apoio a pessoas com deficiência;
b) Estruturar as instalações com base em todas as normas exigidas pela segurança social, de forma
a melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes;
c) Transformar o atual lar, em dois lares residenciais com capacidade para 20 camas cada;
d) Aumentar o CAO para 30 utentes, respondendo assim aos constantes pedidos quer por parte
de entidades públicas, quer por parte de privados.

 

lar feminino

 

apoios lar feminino

 

Horários e atendimento
Secretaria
Manhã: 9 – 12h
Tarde: 14 – 17h30
Centro de actividades ocupacionais
Abertura: 8 – 18h

Contacto
Av. Padre David Novais, 335
Fontarcada
4830-198 Póvoa de Lanhoso
Tel. 253 632 569
Fax. 253 635 263
casadetrabalho@sapo.pt